top of page
Buscar

CONTEÚDO ACESSÍVEL NA TELA BRASIL

  • Foto do escritor: Conteúdo Acessível
    Conteúdo Acessível
  • 11 de mar.
  • 2 min de leitura

Começamos 2025 produzindo a acessibilidade completa para projetos muito legais, todos licenciados para a plataforma Tela Brasil, iniciativa do Governo Federal que já está no ar e que no segundo semestre ganhará mais títulos e um evento de lançamento oficial.


Dentre os títulos, dois curtas muito especiais do realizador Fábio Rogério: "Este Cinema Tão Augusta", e "Cama Vazia", este em parceria com Jean-Claude Bernardet.


(abaixo, à esquerda, imagem do cartaz do curta "Cama Vazia": em fundo preto, ilustração em linhas brancas inrregulares de uma maca rodeada por uma sonda, aparelhos hospitalares e uma cadeira de rodas no canto direito. Abaixo da ilustração, em letras brancas: "Cama Vazia - um filme de Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet". À direita do cartaz, imagem do pôster do outro curta, com ilustração de fachada de cinema de rua, cinza, com uma pequena escadaria cinza ladeada por paredes negras adentrando no interior do espaço. Ao fundo, ilustração de porta grande de duas folhas negras, entreaberta, rodeada por vegetação em tons de verde. À esquerda e à direta, diante da calçada cinza, porções de fachadas vizinhas ao cinema com detalhes na cores azul, vermelho, bege, preto e cinza. No alto da fachada central, em letras brancas: "Este Cinema Tão Augusta", "Fábio Rogério").



Produzimos também a acessibilidade completa (JL, AD e LSE) do documentário "Ara Pyau - A Primavera Guarani", de Carlos Eduardo Magalhães, longa-metragem que acompanha a luta da comunidade Guarani da reserva do Jaraguá, em São Paulo, contra o bizarro primeiro processo de "desmarcação de terras" levado a cabo no Brasil, em 2017. A Conteúdo Acessível trabalha com um rede de colaboradores, e para este projeto contamos com o trabalho dedicado da intérprete de libras indígena Mirian Caxilé, que além de traduzir as falas de português para LIBRAS também sinalizou o sentido de canções e expressões em guarani dentro do filme. Incrível, não é?


(abaixo, frame do documentário "Ara Pyau - Primavera Guarani". Em ambiente interno, de iluminação difusa e lateral, grupo de jovens indígenas diante de parede feita de madeira. A imagem está levemente borrada, sugerindo movimento e agitação. Um deles leva as mãos para o alto. Outro, maneja um bastão à frente. No canto inferior direito, janela de libras transparente com a intérprete Mirian Caxilé, cabelos castanhos curtos, franja longa caindo para o lado esquerdo, brincos prata, algumas tatuagens nos braços, vestido preto. De punho cerrado levantado, ela olha para nós)

Frame do documentário "Ara Pyau - A Primavera Guarani" com Mirian Caxilé na Janela de Libras.
Frame do documentário "Ara Pyau - A Primavera Guarani" com Mirian Caxilé na Janela de Libras.

Invista em traduções de qualidade para o público com necessidades especiais. Eles são muitos, merecem, e são muito exigentes. Faça a acessibilidade de seu projeto conosco!

 
 
 

コメント


bottom of page